feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

Curves dá-lhe 10 dicas para gozar o Outono em forma

A Curves - líder mundial de centros de fitness exclusivos para mulheres, dá-lhe 10 dicas práticas para gozar o Outono em pleno e em boa forma física. O tempo frio convida ao aconchego do sofá, aos lanches prolongados e às idas ao cinema com os amigos, seja qual for a sua opção divirta-se, mas não descuide a alimentação.

É sábado à noite, chove e faz frio. Está aconchegada no sofá a assistir a um DVD, com um copo de leite e uma embalagem das suas bolachas favoritas como companhia. Uma a uma, come primeiro o recheio cremoso e a seguir trinca a bolacha crocante. Agora avance duas horas no tempo, o filme acabou e já comeu todas as bolachas. Este é apenas um exemplo básico de um mau comportamento alimentar.

Os especialistas em nutrição da Curves referem que a melhor forma de evitar este tipo de comportamento passa por perceber as razões que levam a comer em excesso e apresentam 10 dicas práticas que ajudam a ter uma alimentação mais saudável e consciente, sem que para tal tenha de abdicar dos pequenos prazeres e iguarias do Outono.

1. Rigor nas porções de alimentos

Se ingere porções excessivas de alimentos poderá estar a subestimar o que na realidade come e a dificultar os esforços para controlar o seu peso. Avalie as porções de alimentos que actualmente ingere, racione e seja rigorosa às refeições.

2.  Uma embalagem não é uma dose

Quando come batatas fritas, bolachas, gelados ou frutos secos, ao servir-se directamente da embalagem terá a tendência de comer tudo. Esteja atenta à quantidade de alimentos que cada embalagem contém e doseie-os para várias refeições.

3. Evite distracções

Quer esteja a trabalhar ao computador ou a ver televisão, quando está distraída com qualquer outra actividade e a comer em simultâneo tem mais tendência para cometer excessos. Faça uma pausa e coma sem distracções a porção certa para cada refeição.

4. Saber escolher

Quando vai ao cinema ou está a ver televisão é claro que pode comer, mas faça escolhas saudáveis. Opte por lanchar antes, coma um snack ligeiro ou aproveite a época para saborear umas castanhas assadas, em vez de comprar no cinema as embalagens gigantes de pipocas extra doces ou salgadas. 

5. O tamanho interessa

Quando come de uma embalagem grande é provável que ingira entre 20 a 30% mais quantidade do que imagina. O mesmo aplica-se ao tamanho dos pratos em que serve a sua comida. Quando come em pratos grandes é provável que por rotina coma mais quantidade do que necessita. Use o tamanho em seu benefício e escolha pratos adequados às porções de comida que deve ingerir, evitando a sensação de vazio e a tentação de encher o prato.

6. Coma em boa companhia

Estudos comprovam que fazer refeições na companhia de pessoas que comem em excesso torna-nos mais vulneráveis a acompanhar a tendência e a comer também em excesso. Evite as almoçaradas diárias com os seus colegas mais comilões e junte-se a pessoas que partilhem os seus objectivos de alimentação saudável.

7. Longe da vista, longe da boca

Estudos referem que a sensação de fome pode ser causada por ver ou simplesmente pensar em comida. Agora que o Natal se aproxima evite armazenar na sua secretária ou na mesa da cozinha bombons, doces e outras apelativas iguarias da quadra. Mantenha as tentações afastadas da sua vista e da sua boca.  

8. Light é diferente de não ter calorias

Muitas pessoas pensam que por comerem alimentos light podem abusar na quantidade. Errado, a ingestão de calorias em excesso, sejam de que tipo for, provocam sempre um aumento de peso.  

9. Evite os alimentos ricos em calorias

Os sumos e os batidos de fruta são saudáveis, mas não são boas escolhas para quem quer perder peso. As calorias líquidas dos sumos não dão a mesma sensação de saciedade que as calorias sólidas. Se optar por beber sumos de fruta, faça-o com moderação. As nozes e outros frutos secos também são alimentos muito ricos em calorias, por isso doseie as quantidades que ingere. Se está a tentar perder peso as frutas frescas são sempre a melhor opção, por isso, aproveite e saboreie os frutos do Outono, uvas, peras, maçãs, diospiros e castanhas.

10. Alimentos que saciam

Alimentos com muito volume e poucas calorias dão-lhe uma sensação de saciedade mais rápida e duradoura. Os vegetais não feculentos, como as hortaliças, os brócolos e a alface, são excelentes exemplos de alimentos ricos em nutrientes e baixos em calorias, ideais para quem quer perder peso.

A pensar no seu bem-estar e na boa forma física das mulheres portuguesas durante todo o ano, a Curves promove um comportamento alimentar mais consciente, permitindo-lhe aproveitar ao máximo da estação, sem que a chegada do tempo frio seja uma desculpa para descuidar da sua alimentação.

Sobre a Curves

- Curves é um conceito inovador de fitness em 30 minutos, criado a pensar exclusivamente no corpo da mulher e nas suas necessidades de exercício físico. O treino possibilita a realização de meia hora de exercício físico que combina o treino de força e o aeróbico através de um sistema, seguro e eficaz, de resistência hidráulica, proporcionado por máquinas que se movem com fluidos. O conceito Curves também proporciona um programa de controlo de peso baseado num método inovador e cientificamente comprovado para aumentar o funcionamento do metabolismo e para acabar com a necessidade de fazer dietas para sempre.

- Gary e Diane Heavin, fundadores do sistema Curves são considerados os criadores do fenómeno de fitness em 30 minutos, que tornou o exercício possível para mais de 4 milhões de mulheres, muitas das quais nunca tinham frequentado um ginásio. Com mais de 10.000 centros de fitness em 70 países, a Curves é o maior franchising de centros de fitness e a 9ª maior empresa com sistema de franchising do mundo. Para mais informações, consulte o site: www.curveseurope.com

- A Curves conta actualmente com 14 unidades em Portugal, tendo aberto o seu primeiro centro de fitness, em 2002. O objectivo do master é abrir 40 centros Curves em Portugal nos próximos 3 a 5 anos, tendo a marca registado um crescimento, em 2006, de 39% face ao ano anterior. As unidades existentes contribuíram para a criação de cerca de 65 postos de trabalho e estima-se a criação de mais 300 nos próximos 3 a 5 anos. Actualmente já aderiram 5.000 mulheres portuguesas ao conceito de fitness em 30 minutos, sendo que a média de utilizadoras por centro varia entre as 180 e as 400/500, dependendo da localização, da dimensão do centro e do dinamismo do franquiado.