feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

Facturação do Vivafit cresce 16% em 2009

A rede de ginásios Vivafit aumentou, em 16%, a sua facturação em 2009, atingindo os 18,5 milhões de euros de resultados, sensivelmente mais 2,5 milhões de Euros que no ano anterior.
A rede continuou a sua expansão, com 18 novas aberturas, que traduzem um acréscimo de 20% face a 2008. O Vivafit é a maior rede de ginásios do país, com um total de 108 unidades ao fecho de 2009.
Este ano, a rede projecta 17 novas aberturas em Portugal e Espanha – país onde já detém dois ginásios, em Madrid e Badajoz. O Norte de Portugal, a capital espanhola e as cidades de Vigo e Badajoz são as áreas de expansão preferenciais em 2010.
Vivafit é uma marca nacional, pioneira na introdução em Portugal, há sete anos, do conceito de ginásio só para mulheres, segmento que lidera com mais de 40 mil sócias. Até 2014, o Vivafit pretende ter consolidada uma rede de 250 ginásios em Portugal e Espanha e cinco master franchises na Europa, América Latina e Médio Oriente.

Vivafit, a maior rede de ginásios em Portugal, aumentou a sua facturação em 16% em 2009. A rede fechou o ano transacto com um volume de facturação de 18,5 milhões de Euros, sensivelmente mais 2,5 milhões de Euros do que em 2008. A marca projecta atingir um crescimento superior a 24% até final de 2010 e chegar aos 23 milhões de Euros de facturação.

No ano transacto, a rede abriu 18 novos ginásios aumentando a sua cobertura territorial no Algarve, Centro e Norte. A rede fechou o ano com um total de 108 ginásios, o que traduz um crescimento de 20% face a 2008. Nos últimos três anos, entre 2007 e 2009, o Vivafit registou um crescimento acumulado superior a 68%, com um total de 74 novas aberturas consecutivas (sem perda de unidades).

“Desde 2007 que mantemos um ritmo de crescimento intenso, ligeiramente reduzido em 2009 pelo impacto da crise financeira, embora tenhamos sido a marca de franchising que mais cresceu no primeiro semestre do ano passado segundo dados do Instituto de Informação em Franchising”, sublinha Pedro Ruiz, CEO do Vivafit Portugal e principal responsável pela expansão da marca. “Temos uma cobertura territorial forte na zona de Lisboa e Grande Lisboa e estamos a reforçar a nossa presença nas principais capitais de distrito, no Centro Litoral e a Norte.” 

Mais de 21% da rede Vivafit está localizada na cidade de Lisboa, a que se seguem a margem Sul do Tejo, com 14 ginásios (cerca de 13% da rede), Linha de Cascais (12%) e Linha de Sintra (11%). No Algarve e Alentejo, a rede detém oito ginásios (7,5% da rede total) e no Porto e zona Norte a rede possui 12 unidades (11% da rede).

Em 2010, a marca pretende continuar a crescer com 17 novas aberturas previstas para Portugal e Espanha, país onde a marca possui duas unidades próprias (Madrid e Badajoz). Estão em processo de abertura, até final de Março, oito novos espaços em Portugal na Parede (linha de Cascais), Casal de Cambra (linha de Loures), Charneca da Caparica e Quinta do Conde (margem Sul), Portalegre e Olhão (Alentejo e Algarve), e na zona Centro nas localidades de Gândara dos Olivais (Leiria) e Torres Novas.

“Temos como meta fechar 2010 com uma rede total de 125 ginásios em Portugal e, em 2011, pretendemos chegar às 150 unidades.” – sublinha o CEO da marca que acrescenta: “O mercado do fitness é um dos mais dinâmicos e com maior taxa de crescimento prevista para os próximos anos, entre 5 e 10%. A penetração do exercício físico em Portugal está ainda aquém da média europeia, com valores de 5.7% contra 7.9% de média na UE, o que significa que existe uma importante fatia da população que ainda não pratica exercício físico em espaços próprios.” – acrescenta.

A marca Vivafit lidera o mercado de fitness em Portugal em número de unidades e o segmento de ginásios exclusivos para mulheres – o mais significativo - com uma quota de mais de 61% (valores de 2008, Market Report da IHRSA – International Health, Racquet & Sportsclub Association).

Internacionalização da marca

A internacionalização do Vivafit iniciou-se em 2008, com a entrada no mercado espanhol, e a abertura da primeira unidade em Madrid. Em 2009, inauguraram uma nova unidade em Badajoz, e projectam, para 2010, a abertura de três novos espaços.

“Iniciámos a internacionalização em Espanha, pela proximidade geográfica, mas estamos em negociações para arrancar, a muito breve prazo, com a expansão do conceito para novos mercados.” – esclarece o CEO da marca. “O objectivo para 2010 é concretizar, com sucesso, as negociações para a criação de três master franchiser em Venezuela, Colômbia e Índia, zonas de expansão preferenciais do conceito.”

Os ginásios Vivafit estão dimensionados para uma média de 500 sócias/centro e requerem entre 160 a 200m2 de área. O investimento inicial é de cerca de 120 mil Euros. O principal factor de sucesso da marca é a capacidade de recuperação do capital investido, que decorre num período de aproximadamente 24 meses, com o break-even a ser atingido entre o terceiro e o sexto mês apôs a abertura.

Os ginásios Vivafit oferecem um modelo de treino rápido – 30 minutos - em circuito com máquinas hidáulicas e aulas de grupo nas modalidades de Pilates, Body Vive e Body Balance, modalidade que começa a ser lançada em Março.

Vivafit é a marca portuguesa líder em ginásios femininos que oferece um novo conceito de treino completo em 30 minutos, adaptável às necessidades e limitações de cada mulher.

Rapidez, flexibilidade, profissionalismo e atendimento personalizado, a preços acessíveis, são as máximas dos ginásios Vivafit. 

O Vivafit tem parcerias institucionais com a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a Associação Nacional contra a Osteoporose (APOROS) para promoção dos benefícios do exercício físico junto das mulheres portuguesas.

O Vivafit foi distinguido com o European Club Leadership Award 2008 pela Associação Internacional de Fitness (IHRSA – International Health & Racqet Spostsclub Association), entidade que reúne mais de nove mil operadores do sector a nível mundial.

Mais informações:
Catarina Cruz / assessoria de imprensa
catarina.cruz@iol.pt
Tel. 21 487 00 36 - Tlm. 91 820 34 30

As localizações e moradas dos centros estão acessíveis em www.vivafit.pt

Links para as redes sociais:

http://www.facebook.com/pages/Vivafit/131115278441?v=app_2309869772#/pages/Vivafit/131115278441?v=wall

http://twitter.com/myVivafit

http://www.linkedin.com/companies/511982/vivafit?trk=pp_icon