feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

illiCO Obras DESMISTIFICA MITOS DO FRANCHISING

Camilo Costa, Director-Geral da illiCO Obras, foi orador da conferência “Mudar de Vida” subordinada ao tema “Vantagens e desvantagens do franchising: porque razão optar pelo franchising?”. A maior parte dos candidatos ao franchising apontaram três desvantagens para o mesmo: o preço do franchising, as regras da rede e o controlo do Master. Durante a conferência estes mitos foram desfeitos.

Começando pelo preço do franchising: na verdade, o franchising representa uma importante economia para um empresário se lançar. Em primeiro lugar, permite uma enorme economia em tentativas e erros. O conceito já foi testado pelo Master pelo que não será necessário reinventar a “roda”, apesar desta poder ser constantemente melhorada. Permite ainda economizar nos estudos de imagem e comunicação que já foram desenvolvidos pelo Master; economizar os enormes custos processuais necessários para formatar todos os documentos que envolvem um negócio; e, acima de tudo, permite economizar o enorme investimento financeiro necessário à visibilidade e notoriedade de uma marca. Por conseguinte, o franchising é a forma mais barata de criar o seu próprio negócio.

Quanto às regras da rede tem duas grandes vantagens para o franchisado. Por um lado protege cada franchisado contra os devaneios que eventualmente possam surgir por parte de alguns franchisados menos responsáveis. Por outro lado, as regras permitem ao franchisado seguir procedimentos testados que o ajudam a optimizar o seu negócio, assim como manter a coerência da rede perante o público. A marca é percebida pelo consumidor como uma garantia de qualidade. O público sabe que por detrás da marca há método, regras e procedimentos que o protegem. Esta tranquilidade transmitida ao cliente pela marca é um potente catalisador de negócios para o franchisado.

No que diz respeito àquilo que por vezes é percebido como “controlo” ou “ingerência” do Master no negócio do franchisado, na verdade não é nem uma coisa, nem outra. Na maior parte dos casos tratam-se de auditorias formativas que visam ajudar o franchisado a obter o maior retorno do investimento. Muitos empresários contratam auditores externos, coaches e consultores para os auxiliarem no seu negócio. No franchising tem tudo isso por um preço muitíssimo mais em conta.

Em conclusão, o franchising permite sinergias, metodologias, notoriedade e visibilidade impossíveis de alcançar trabalhando isoladamente. O franchising é a forma mais económica e eficaz de desenvolver um negócio próprio.

Mais informações sobre a illiCO Obras em www.illico.pt

Sobre a illiCO Obras

A illico Obras é uma rede de franchising especialista na Mediação de Obras. Este conceito foi trazido de França por Camilo Costa, depois de ter sentido por diversas vezes dificuldade em encontrar empresas de construção credíveis. Com o apoio de Nuno Venceslau, seu sócio e amigo, trouxe o conceito illiCO Obras para o nosso país, com o objectivo de ajudar os portugueses a remodelarem ou construírem o seu espaço de habitação ou de trabalho.

O conceito illiCO Obras surgiu em França, no ano 2000. A ideia de mediação de obras surgiu precisamente devido às dificuldades sentidas pelo presidente e fundador da illiCO Obras, Nicolas Daumont, na realização de uma simples obra doméstica. Deste constrangimento nasceu o conceito de mediador de obras. Esta é uma actividade comercial inovadora, que tem por missão procurar e seleccionar criteriosamente empresas de construção e propor os serviços dessas empresas ao público através de uma rede de lojas, um plano de marketing eficaz e uma equipa comercial treinada. Permite assim aos particulares ou profissionais fazer obras de construção ou remodelação com empresas credíveis, a preços justos e com o mínimo de inconvenientes. A illiCO Obras é a rede de franchising líder na mediação de obras e conta já com cerca de 170 franchisados em diversos países da Europa, estando presente em França, Bélgica e Luxemburgo. A illiCO lançou a expansão em Portugal em Janeiro 2009 e conta já com uma rede de dezasseis franchisados no nosso país.