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Francisco Urbano - Sergio Tacchini

Onde e quando surgiu a marca?

A Sergio Tacchini surge em Itália em 1966 pela forma tradicional, no entanto atenta ás alterações do mercado passou a desenvolver uma rede de lojas e shop-in-shop, em sistema de franchising e lojas próprias, na segunda metade dos anos 90 e que rapidamente se expandiu. Actualmente existem cerca de 200 lojas e 250 corners. Em Portugal, iniciou os seus negócios em 2001, através do franchising tendo actualmente abertas 2 lojas, no Centro Comercial Acqua Roma em Lisboa e no Centro Comercial Palácio do Gelo em Viseu.

Qual o conceito da marca?

A Sergio Tacchini combina a criatividade e o estilo Italiano com a sua capacidade comercial. Sergio Tacchini é sinónimo de qualidade, elegância desportiva, gosto e classe. a estratégia comercial é vestir o movimento, a acção desportiva e a necessidade de competir.

Quais os principais serviços que disponibilizam aos clientes?

Os serviços começam muito antes da abertura duma loja, nesta altura escolhemos o local em conjunto com o franchisado, quer em termos de potencial da zona quer na sua avaliação económica, oferecemos o projecto de decoração do local que é elaborado em Milão por arquitectos da marca, temos protocolos com empresas de decoração e montagem da loja, empresas de informática, sistemas de alarmes, seguros, ..., cartões de crédito, enfim de todos os serviços que a loja necessita. Com pessoal próprio montamos a loja e as montras, formamos o pessoal, deixamos a loja a funcionar em pleno. Depois da loja a abrir prestamos outro tipo de apoio de onde podemos destacar a gestão de produto (todas as lojas estão ligadas através de um site próprio), gestão de imagem da loja, sendo que as montras são da nossa inteira
responsabilidade. São fornecidos manuais da marca - The Bible - e manuais de merchandising.

Como surgiu a opção de expansão da vossa marca através do sistema de franchising?

Surgiu com a maior das naturalidades, quando o sistema de franchising aparece e se impõe a nível mundial a Sergio Tacchini adaptou-se. Deve ser dito que em muitos Países convivem pacificamente a distribuição tradicional e as lojas franchisadas.

Qual a principal característica que vos diferencia da concorrência no sector onde actuam?

É o produto, temos uma vasta gama de oferta. Roupa desportiva, Ténis, Golfe, Neve, Praia, Casual Wear. especialista em piquets com 105 cores diferentes. Em termos de mercado não existem actualmente muitas marcas com este tipo de oferta, nem em qualidade nem em profundidade. Patrocina um conjunto de atletas, The International Team, que promovem a marca nos circuitos internacionais de Ténis e Golfe donde se destacam Juan Carlos Ferrero, n.º 5 a nível mundial vencedor de vários Opens entre os quais Lisboa, Barcelona, Roma, ..., Goran Ivanisevic, Vencedor de Winbledon, Nicolas Escudé, vencedor da Taça Davis, ......, entre muitos outros.

Que característica deve possuir um franchisado na vossa rede?

Acima de tudo deve possuir uma forte empatia com a Sergio Tacchini. Tem também de estar perfeitamente sensibilizado com o sistema de franchising e ter vontade de integrar uma equipa que opera á escala mundial com sucesso.

Que relação existe entre o master e o franchisado na vossa rede?

Uma relação de parceria total, praticamente uma segunda família. Estamos ao lado dos nossos franchisados em todas as áreas do negócio. O master representa não só o franchisador perante os seus franchisados, mas também os franchisados junto do franchisador.

O que diria a um potencial franchisado que esteja a equacionar entrar para a vossa rede?

A Sergio Tacchini está presente nos quatro cantos do mundo há 35 anos, tem um projecto apresentado em Bolsa que prevê a abertura de 500 lojas, trata-se de um conceito testado e com sucesso, com esta dimensão e com esta ambição não é preciso dizer muito mais.