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Pedro Mega da MRW

Onde e quando surgiu a V/ marca ?
Surge em Espanha em 1977, iniciando a sua actividade em Portugal em 1994. Com uma evolução sustentada, a MRW conta, actualmente, com 656 franquias, das quais 54 em Portugal, compostas por mais de 7.000 pessoas que diariamente desenvolvem o seu trabalho, mais de 3.500 viaturas, mais de 1.000 rotas diárias que cruzam mercadoria entre as Franquias, 25 plataformas operativas e 3 aviões, originando, todos os dias, mais de 350.000 contactos directos com clientes.

Qual o conceito da marca ?
Transporte de documentos e pequenas encomendas urgentes.

Quais os principais serviços que disponibilizam aos clientes finais(não franchisados) ?
Serviço Urgente Diurno, ou seja, entregas urgentes no mesmo dia da recolha em mais de 3.700 localidades de todo Portugal.
Serviço de entrega no dia seguinte, até às 08h30 e 10h30 da manhã em todo o País.
Serviço 24 horas, para as entregas com prazos menos exigentes, podendo chegar ao destinatário até ao final do dia seguinte ao da recolha.
Também o Serviço Espanha, o mais eficaz do mercado, com duas frequências diárias é outro dos que nos diferencia no transporte urgente.
Todos estes, e outros serviços são garantidos através da indemnização de 10 envios gratuitos em caso de não cumprimento de horário.
A juntar aos serviços, oferecemos ainda outras prestações complementares, como o Serviço de Envio com Retorno, sendo que a partir de Janeiro de 2003, será igualmente implantado o Serviço de Reembolsos.
O Cliente tem também a possibilidade de obter, através do Serviço CIEN, a confirmação imediata da entrega do seu envio ao destinatário.
Serviço Courier Internacional e Europaq, são outras das ofertas para envios internacionais.


Como surgiu a opção de expansão da vossa marca através do sistema de franchising ?
Num determinado momento da sua existência, a marca MRW tinha 26 agências próprias, contando com 1.260 pessoas.
Como qualquer projecto de expansão, o financiamento só poderia surgir de recursos próprios ou entrada de sócios investidores, mas chegou-se à conclusão que os sócios poderiam estar dentro da própria organização.
Começou então o “Plano Laranja”, um processo de divisão das delegações existentes noutras mais pequenas, mas cedendo a titularidade da Marca aos trabalhadores que quiseram dar o salto de trabalhador por conta de outrem a empresário.
O objectivo era estar cada vez mais próximo dos clientes para poder prestar-lhes mais e melhores serviços.
Desde então, a empresa tem-se estruturado sob o sistema de franchising, detendo actualmente 656 franquias, distribuídas por Andorra, Espanha, Gibraltar e Portugal.


Qual a principal característica que vos diferencia da concorrência no sector onde actuam ?
A grande implantação territorial, a qual se reflecte num elevado padrão de qualidade e eficácia e uma gama de serviços únicos no mercado, são os nossos principais factores diferenciadores.
Os métodos e controles de qualidade externos e internos diariamente levados a efeito, garantem a maior fiabilidade na prestação do serviço ao cliente.
Outros aspectos de elevada importância que nos distinguem da concorrência são:
- a possibilidade de, via internet em www.mrw.pt ou recepção através do seu email, o cliente poder fazer o seguimento do seu envio;
- indemnização de 10 envios gratuitos por eventual demora na entrega;
Os Planos de Acção Social são ainda outro dos elementos diferenciadores desta empresa, pois estão direccionados a Instituições sem Fim Lucrativo, para que estudantes deslocados das suas casas ou a estudar no estrangeiro, pessoas deficientes, idosos ou pessoas internadas em lares, ou familias numerosas (com mais de 2 filhos) possam efectuar, gratuitamente, envios pela MRW.

Que característica deve possuir um franchisado da vossa rede ?
O franchisado deverá ter um perfil empreendedor e ser consciente da importância do seu envolvimento directo no negócio.
É muito importante uma sensibilidade para a actividade comercial e a capacidade de resposta aos momentos iniciais do arranque de qualquer estrutura que se quer implantar numa determinada zona.
O futuro franchisado deverá ter a perfeita noção que está a investir o seu tempo e dinheiro, bem como o da sua família, certamente com o objectivo de criar mais valias mensais que lhe incrementem o nível de vida, bem como a valorização de um património por si construído, já que a franquia incrementa constantemente o seu valor em função dos resultados, pelo que se lhe aconselha toda a dedicação ao desenvolvimento do negócio, utilizando todas as armas e argumentos que lhe são fornecidas pela rede.


Que relação existe entre o master e o franchisado na vossa rede?
A principais palavras sobre as quais se deve reger a relação entre ambos, devem ser parceria e confiança.
A parceria consubstancia-se na relação de negócios equilibrada e vantajosa para ambas as partes que deve advir do trabalho diário em comum, em prol do cliente e do crescimento da rede.
A confiança surge através da relação entre ambos e que, no caso da Rede MRW, tem como expressão o Comité de Ética e Arbitragem, órgão que está composto por quatro membros franchisados e pelo franchisador, sendo que cada um tem o seu voto pessoal e secreto.
Este orgão é um organismo independente da Central e a sua função é defender os interesses da rede e avaliar as possíveis incidências que possam surgir entre franchisados ou entre estes e a Central.
Este orgão tem ainda como objectivo melhorar os aspectos operativos, comerciais, tarifários e informativos de toda a Rede.
Desta forma, os franchisados têm plena participação nas decisões de gestão da rede, garantindo-lhe a tal confiança que necessitam de sentir para fazerem crescer o seu negócio.
Através de decisões deste Comité, já se implantaram ou alteraram processos operativos para melhorar ou criar novos serviços, criaram-se políticas de incentivo à Rede, bem como processos de controlo de qualidade da mesma.
Toda a Rede se submete a estas decisões, já que os interesses são comuns.


O que diria a um potencial franchisado que esteja a equacionar entrar para a v/ rede ?
Que entra numa Rede com mais de 25 anos de experiência, que se desenvolve diariamente, visando a excelência no serviço a prestar ao cliente, dotando os seus franchisados de todos os meios operacionais, comerciais e tecnológicos, para que na sua zona de actuação sejam reconhecidos pelo bom serviço que prestam e possam desenvolver e rentabilizar os seus negócios.
Que apesar do ciclo negativo da economia, as perspectivas são muito positivas, tendo em conta que o evoluir dos mercados leva a que, cada vez mais, os empresários recorram a outsourcing nos seus sistemas de distribuição de encomendas, utilizando empresas como a MRW para, com a maior celeridade e qualidade de serviço, fazerem chegar os seus produtos aos seus clientes, diferenciando-se no seu sector de mercado.