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Comissão Executiva da Precision Portugal

Onde e quando surgiu a V/ marca?
A Precision Portugal, uma empresa privada constituída por capitais 100% portugueses, adquiriu os direitos de Master Franchise para Portugal da Precision Auto Care Inc., uma empresa norte-americana com mais de 26 anos de experiência no sector do Autocare, possuindo centros próprios e franchisados tanto nos Estados Unidos como em diversos países onde está presente. O plano de investimentos da Precision Portugal contempla investimentos no montante de 7,5 milhões de euros a cinco anos (até 2005), cobrindo o País com uma rede de centros próprios e franchisados.

Qual o conceito da marca?
A Precision inspira-se na chamada ‘distribuição moderna’ e introduz no sector da assistência automóvel a experiência da banca, das telecomunicações e da distribuição alimentar. A influência destes sectores é visível a vários níveis: no ambiente da loja, na política transparente de preços, nos pacotes e menus de produto e em toda a linguagem de comunicação utilizada pela Precision. Os Centros Precision colocam toda a atenção na satisfação do cliente, indo ao encontro das suas necessidades de conveniência, competência, transparência e simpatia.

Quais os principais serviços que disponibilizam aos clientes finais(não franchisados)?
Os serviços prestados pelos Centros Precision são multimarca e cobrem toda a actividade de uma oficina de serviços de diagnóstico, manutenção e reparação automóvel, tais como, Ar Condicionado, Travões, Óleos e Filtros, Sistema de Alimentação e de Refrigeração, Controlo de Emissões, Direcção e Suspensão. As oficinas Precision são verdadeiros centros de tratamento automóvel, que se diferenciam pela tecnologia e pelo relacionamento com o cliente.

Como surgiu a opção de expansão da vossa marca através do sistema de franchising?
Quando analisámos várias oportunidades de negócio, entrámos em contacto com a Precision Tune Auto Care, uma empresa de franchising norte americana, especializada em ‘autocare’. Optámos por trazer este modelo de negócio para Portugal uma vez que estávamos conscientes de que este novo conceito de após venda, constituído por redes de pequenas oficinas multimarca dedicadas em exclusivo à prestação de serviços de manutenção e inspirado nas regras da distribuição moderna, era praticamente inexistente em Portugal e que o seu potencial de implantação era significativo. Ficou decidido visitar a Precision, os seus colaboradores bem como os seus métodos à sede da Precision, em Leesburg. Esta viagem foi fundamental para que o projecto – Precision Portugal – avançasse dado que, por um lado, o profissionalismo dos americanos, ao nível da estrutura e organização do franchisador e do funcionamento dos centros franchisados foi impressionante e, por outro lado, a equipa portuguesa conseguiu transmitir confiança e convencer a Precision Tune Auto Care de que era o parceiro indicado para darem os primeiros passos na Europa.
Acreditamos que o autocare é um fenómeno emergente em Portugal que vai revolucionar o sector da manutenção automóvel de uma forma semelhante áquela que ocorreu no mundo da distribuição alimentar com a chegada primeiro dos supermercados e depois dos hipers.

Qual a principal característica que vos diferencia da concorrência no sector onde actuam?
Acima de tudo, a Precision é a primeira marca de oficinas a existir em Portugal o que traz, ao nível dos serviços oferecidos, um conjunto de vantagens para o cliente.
Outras características diferenciadoras da Precision são o atendimento ao cliente e a aposta forte que fazemos na tecnologia e nos equipamentos de diagnóstico/reparação, o que por sua vez pressupõe um riquíssimo know-how automóvel e elevada capacidade de formação dos técnicos.
Quanto ao relacionamento com os clientes, inspiramo-nos na chamada distribuição moderna e introduzimos no sector da assistência automóvel a experiência da banca, das telecomunicações e da distribuição alimentar. A influência destes sectores é visível a vários níveis: no ambiente dos nossos centros, na política transparente de preços, nos packs e menus de produto e em toda a nossa linguagem de comunicação. Os nossos Centros Precision colocam toda a atenção na satisfação do cliente, indo ao encontro das suas necessidades de conveniência, competência, transparência e simpatia.

Que característica deve possuir um franchisado da vossa rede?
Qualquer pessoa pode ser um franchisado Precision, mesmo que não tenha experiência no sector automóvel. Precisa apenas ter um forte interesse no negócio, alguma experiência em gestão, capacidade de liderança, preocupação genuína com a satisfação do cliente e rigor para cumprir procedimentos existentes.

Que relação existe entre o master e o franchisado na vossa rede?
O investimento em qualquer Centro Precision é “chave–na-mão”. O centro Precision pode ser edificado sobre um terreno com cerca de 1000 m2 ou pode resultar da reconversão de oficinas já existentes. Para abrir o seu centro, o franchisado disponibiliza um local – podendo, para o efeito, contar com o apoio da Precision – e efectua um investimento inicial único, que depende da dimensão do centro e que varia entre 150 e 250 mil Euros. Este investimento é chave na mão, isto é, inclui tudo o que é necessário para o centro começar a funcionar: a Precision, para além de analisar o potencial da região de implantação do futuro centro, trata de tudo: projecto de arquitectura, construção, fornecimento de todo o equipamento técnico e de escritório, sistema de informação, apoio e formação nas áreas técnica, comercial, informática e de marketing. Um Centro Precision pronto a funcionar é meio caminho andado para ter um negócio rentável.
Conscientes de que o nosso sucesso depende do sucesso de cada um dos nossos franchisados, estamos organizados para prestar um apoio total e sustentado a toda a rede. Um dos pilares fundamentais desse apoio traduz-se na formação contínua nas áreas técnicas, comercial e de gestão. Para além disso, os nossos franchisados contam com a disponibilidade permanente dos nossos especialistas para os apoiar na gestão diária dos seus centros.


O que diria a um potencial franchisado que esteja a equacionar entrar para a v/ rede?
Na Europa, uma parcela significativa de clientes têm vindo a ser conquistada por um conceito de serviço após venda, o Autocare, que actualmente já representa cerca de 22% do mercado. Constituído por redes de pequenas oficinas multimarca dedicadas em exclusivo à prestação de serviços rápidos de manutenção e inspiradas nas regras da distribuição moderna, o Autocare caracteriza-se, sobretudo, pelo cuidado que coloca na satisfação do cliente.
Em Portugal, o mercado de manutenção automóvel vale cerca de mil milhões de Euros por ano e é repartido por oficinas de marca e por oficinas independentes. No entanto, restam poucas dúvidas que uma parcela cada vez maior deste valor será absorvida, também no nosso país, pelo Autocare.
Um franchising Precision permite a potenciais franchisados desenvolverem uma actividade num sector emergente e com enorme potencial de crescimento, com o apoio de uma grande organização mundial e de um Master Franchise português com estofo profissional e financeiro.
A nossa equipa tem uma experiência muito diversificada e bem consolidada em diversas áreas de actividade. Na área técnica temos profissionais experientes, formados em engenharia mecânica e com muitos anos de prática na gestão operacional de oficinas de marca. Os restantes sectores da empresa estão entregues a profissionais igualmente experientes, com uma sólida formação em gestão de empresas e com um passado rico em experiências no desenvolvimento e gestão de redes comerciais, marketing, sistemas e procedimentos e gestão financeira.
O investimento é chave na mão. Nós, para além de analisarmos o potencial da região de implantação do futuro centro, tratamos de tudo: projecto de arquitectura, construção, fornecimento de todo o equipamento técnico e de escritório, sistema de informação, apoio e formação nas áreas técnica, comercial, informática e de marketing.
Um Centro Precision pronto a funcionar é meio caminho andado para ter um negócio rentável.
Mas não basta ter um bom produto ou serviço para ter sucesso. É importante que os potenciais clientes conheçam o centro e saibam que tem uma gama de serviços que vai ao encontro das suas necessidades. É esse o papel do Marketing. Em consequência, apostamos forte na divulgação e promoção da sua rede de centros.