A MRW e o seu presidente, Francisco Martin Frias, mantêm-se, pelo terceiro ano consecutivo, entre as empresas e gestores espanhóis com maior reputação, segundo o ranking elaborado pelo Monitor Español de Reputación Corporativa (MERCO). No MERCO 2005, a MRW ficou classificada como a 21ª empresa com maior reputação, e, o seu presidente, Francisco Martin Frias, na 14º posição.
As variáveis em apreciação que mais pontuação receberam, no caso da MRW, foram a dimensão empresarial global, a ética e responsabilidade social e a qualidade da oferta comercial.
Relativamente a Francisco Martin Frias, o que os empresários espanhóis mais destacaram foi a sua visão estratégica e as qualidades como impulsor de comportamentos éticos e aglutinador de equipas.
Publicado pelo jornal “Cinco Dias”, o MERCO classifica as 100 empresas e os 100 gestores com maior reputação em Espanha.
O MERCO realizou-se, pela primeira vez, em 2000, como investigação académica da Universidade Complutense de Madrid. A sua aceitação e rigor fez com que se convertesse num instrumento de avaliação reputacional da empresa em Espanha, similar ao que publica a revista “Fortune”, nos EUA.
O Processo
Os resultados deste ranking obtêm-se de uma tripla avaliação. Primeiro, é enviado um questionário aos principais gestores de empresa espanholas, cuja facturação supere os 50 milhões de euros. Nesta avaliação são pontuadas seis variáveis distintas: qualidade laboral, qualidade da oferta comercial, dimensão empresarial global, ética e responsabilidade social, inovação, e resultados económicos e financeiros.
Este inquérito, dá lugar a um primeiro ranking provisório, que será objecto de uma segunda avaliação, por parte de analistas financeiros, associações de consumidores, membros de ONG’s e representantes de sindicatos.
Finalmente, técnicos do Instituto de Análise e Investigação realizam a terceira avaliação, da qual sairá o ranking definitivo.
O mesmo processo é aplicado à elaboração da lista dos 100 gestores espanhóis com maior reputação. Nesta situação, os parâmetros analisados são: qualidade como aglutinador de equipas, capacidade de comunicação, espírito inovador, impulsionador de comportamentos éticos, projecção internacional, visão comercial e visão estratégica.
As 25 empresas com maior reputação
1. El Corte inglés
2. Inditex
3. Grupo Telefónica
4. Repsol YPF
5. BBVA
6. Grupo Santander
7. La Caixa
8. Iberdrola
9. Iberia
10. Endesa
11. Siemens
12. Gás Natural
13. IBM
14. Caja Madrid
15. Indra
16. MAPFRE
17. Banco Popular
18. Bankinter
19. Ferrovial Agroman
20. Grupo AGBAR
21. MRW
22. Unión Fenosa
23. Vodafone
24. Accenture
25. Grupo Eroski
Os 25 líderes com maior reputação
1. Amâncio Ortega - Inditex
2. Isidoro Álvarez – El Corte Inglés
3. Emílio Botín - SCH
4. César Alierta – Grupo Telefónica
5. Francisco González - BBVA
6. Amparo Moraleda – IBM España
7. Florentino Pérez - ACS
8. António Brufau Niubó – Repsol YPF
9. Ricardo Fornesa – La Caixa
10. Ignácio Sánchez-Galán - Iberdrola
11. Isidro Fainé – La Caixa
12. Manuel Pizarro - Endesa
13. Eduardo Montes – Siemens
14. Francisco Martin Frias - MRW
15. Juan Arena de la Mora – Bankinter
16. Rafael Calvo-Sotelo – Ferrovial
17. Miguel Blesa – Caja
18. Ana Patrícia Botín - Banesto
19. Javier Monzón - Indra
20. Tomás Pascual – Leche Pascual
21. Jesús Polanco - Prisa
22. José Maria Castellano - Inditex
23. Juan Roig - Mercadona
24. Antonio Catalán – AC Hotels
25. Antonio Basagoiti – Unión Fenosa